quarta-feira, 30 de julho de 2008

Mistérios das Natureza...

De uma forma geral, é bastante possível concordar com o senso comum de que tudo que existe no mundo existe por alguma razão. As vacas dão carne/leite/couro/entre outros; as girafas tem pescoço comprido pra comer as folhas no topo das árvores, as abelhas, apesar de serem alérgicas a algumas pessoas, polinizam; as baratas ainda serão a única espécie dominante na terra. Estaria tudo bem se fosse simples assim, mas não(!), precisa existir o ornitorrinco.



De acordo com a revista Nature, o ornitorrinco é um mamífero, um pássaro E um réptil. Isso, ao mesmo tempo. Os animaizinhos possuem bico de pato, rabo de castor, pele e pelos de mamíferos, patas dianteiras com membranas adaptadas para o nado, e patas traseiras com ferrões venesos. Melhor, estes ferrões ficam normalmente escondidos debaixo do rabo do animal, ou seja:

- Olha! Um predador! Vou usar meu ferrão venenoso! - POF, o ornitorrinco cai morto. Ao tentar habilmente usar seu ferrão, acertou o próprio rabo.

Como é considerado um mamífero, é uma excessão na espécie, porque põe ovos. Mas a fêmea não tem mamilos, "amamenta" suas crias através de glandúlas sudoríparas (!!!) adaptadas.
Tem mais, normalmente não se aproveita parte nenhuma do bicho: sua carne não é boa para o consumo, seu bico não é ósseo (por ser coberto por uma membrana cartilaginosa não pode ser usado para nada), sua pelagem não serve pra fazer casaco. Resumindo, o bicho é estranho, é feio, e não serve pra nada!

Na verdade o ornitorrinco é o alívio cômico do reino animal. Imagine numa festa com todos os animais batendo papo, um pato vira pro ornitorrinco e fala:

- Eai bicudo, vamos para o sul no inverno? HAHAHA Ele não pode, é um ornitorrinco!

Isso se ele não resolver usar os ferrões e acabar com tudo!!!

Definitivamente Deus inventou o bullying junto com os ornitorrincos.

E pra terminar: "Ornitorrinco", em inglês, é Platypus, palavra latina derivada do grego πλατύς ( "platys", plana, larga) e πους ( "pous", pé), significando "pé chato". Ou seja, DE ONDE TIRARAM A TRADUÇÃO O-R-N-I-T-O-R-R-I-N-C-O-????!!!!

6 comentários:

Unknown disse...

Celso, não sabia que você tinha essas preocupações filosóficas (estava me referindo ao texto da cafeteria revolucionária - imagina se isso cai nas mãos de certas pessoas?). A maldade (o ornitorrinco surgiu junto com o bullying) eu já conheço faz tempo.

Anônimo disse...

Celso... Ornitorrinco vem de:
Orni> adaptação grosseira do particípio passado no latim para o verbo ornar, ou seja, "ornado";
Tor> uma analogia para a divindade Thor que simboliza um deus de cabelos e barba vermelhos (favor não fazer comparações) cujo poder e fúria é associado aos trovões;
Rinco> esta sim, veio do português mesmo, sendo diminutivo de "rincão": lugar muito distante, recanto.
Assim sendo, Ornitorrinco seria um ser ornado pelos poderosos trovões de uma divindade de cabelos e barba vermelhos que vive em um lugar muito distante.
Agora, faça-me o favor e não me venha escrever besteiras sobre traduções do inglês! Nós tupinikins montamos, com todo orgulho, o termo cujo sentido está demonstrado.
Sem mais, é o comentário.
Saudações

Celso disse...

Você acaba de falar que o ornitorrinco seria um ser ornado pelos trovões de uma divindade de cabelos e barba vermelhos que vive em um lugar distante e espera que eu ainda dê algum crédito para o animalzinho? Ou para a versão brazuca do seu nome?

Anônimo disse...

tsc tsc... vc não sabe como a Natureza choraria com a falta desses pobres animais...

Patrícia Nogueira disse...

hahahahahahahahah!

celsinho! seus textos são muito bons... mas os ornitorrincos ficaram mais divertidos com a explicação do rené! hehehe

e pq q vc esconde esse blog?
ou eu era a unica q não sabia?!
vou te linkar lá no meu tá?

beeeijo

Unknown disse...

Ah, ele é um bicho fofo, exatamente por ser diferente, mesmo. Essa nossa mania de querer padronizar e taxar tudo o que vemos..

Se o ornitorrinco não serve pra nada, os humanos servem pra quê?
Vai agora julgar o pobre por não poder comê-lo ou usar qualquer pedaço dele como vc faz com os bois? ¬¬"